quarta-feira, 17 de março de 2010

A ESCOLA, A FAMÍLIA E A CRIANÇA DE 3 A CINCO ANOS




Ao iniciarmos o ano letivo, a inquietação é saber como as crianças enfrentarão essa nova etapa. Pais, professores e as próprias crianças mostram-se inquietos diante da nova realidade, dos desafios que surgirão, de como intervir e ajudar, respeitando o tempo e o ritmo de cada um.
Antes de qualquer reflexão, é importante lembrar que todas as crianças são competentes e capazes de construir novas aprendizagens. No entanto, para que isso ocorra é preciso que haja um desejo interno de querer fazer novas aquisições.
“As funções executivas são modeladas por muitas influências educacionais e compreendem um conjunto de habilidades e de conhecimentos. As funções executivas podem ser ensinadas de alguma forma direta, pois seus elementos mais precoces começam com as interações pais-filhos e expandem-se muito nas brincadeiras. Depois, florescem em atividades acadêmicas, sociais e recreativas mais complexas. Crianças se tornam mais efetivas como executoras pessoais quando são desafiadas para sê-lo”.
Entre 4 e cinco anos a criança vive um conflito entre o sentir-se mais segura e capaz para realizar várias coisas sozinha, pois está deixando de ser egocêntrica para tornar-se um ser mais social, capaz de dividir brinquedos e espaços com outras crianças e interagir em brincadeiras compartilhando a mesma proposta. Porém, ainda ocorrem recaídas e, muitas vezes, se mostra insegura, quer colo, atenção e principalmente ter a certeza de que os adultos continuam atentos a ela, pois isso lhe transmite confiança e lhe autoriza a prosseguir.
A criança nesta idade precisa sentir-se alguém, desenvolver o seu eu, a sua personalidade, descobrir os seus poderes e usá-los. Agora já tem noção do que é certo e errado, mas ainda necessita de que os pais e professores sinalizem o seu espaço e o do outro. É nesse período que começa a compreender com mais clareza as regras de convívio social, mas ainda não tem os instrumentos necessários para desenvolver plenamente sua consciência e seu autocontrole, precisa muito de regras, dos limites e da atuação dos adultos para orientá-la.
Na fase de 3 a 6 anos, a criança tem mais consciência do apoio, incentivo e respeito dos pais. Se todas as fases do seu desenvolvimento não dispensam essas coisas, esse momento é crítico e eles são ainda mais importantes. A experiência de aprovação paterna é imprescindível para que se sinta autorizada a crescer. A postura de confiança dos pais é a mola propulsora para que a criança queira ir adiante, aventurando-se em novas aprendizagens.
Autonomia é a palavra que denomina essa fase, pois agora já se expressa com clareza, verbaliza sentimentos e desejos, sejam eles de satisfação ou insatisfação diante do vivido. Vestir-se não é mais um desafio, assim como tomar um banho com supervisão e auxiliar no preparo de um lanche. Assim, permita e incentive a criança a realizar pequenas tarefas como, juntar brinquedos, organizar livros ou escolher uma roupa para vestir.
Crises de birra, choro, insistência diante de algo que a criança deseja muito é comum ocorrer, pois ela sabe o que quer e como consegui-lo. É essencial manter a calma diante dessas situações, evite alterar o tom de voz ou entrar no jogo da criança. Deixe claro o que deseja que ela faça e saia de perto, dando-lhe tempo para retomar o controle. Não tenha medo de dizer “não”, pois dizemos não quando amamos alguém e queremos o bem dessa pessoa. Quando retomar a calma, deixe claro que reprovou a sua atitude, porém o seu amor por ela continua o mesmo.
Quanto às atividades escolares, valorize suas produções, incentive-a a prosseguir fazendo novas aquisições, mostre-se disponível para ouvir seus relatos, mas quando ela não o quiser fazer, respeite-a. Naturalmente a criança conta sobre suas experiências e aventuras, seja na forma de relato espontâneo ou no momento em que brinca. Nesta etapa, ela começa a ter maior domínio sobre os objetos, e seus traços passam a ser mais elaborados, correspondendo ao que intenciona criar. Tenha a sua disposição materiais gráficos e incentive-a a recortar gravuras, fazer montagens com sucata ou mesmo com figuras. Não force situações indesejadas, pois o prazer nasce da naturalidade das ações.
Para finalizar, lembre-se de que amor e liberdade são indispensáveis para que a criança conquiste a sua autonomia em todos os sentidos, ganhando confiança, aceitando desafios e aprendendo a vencer insucessos. O nosso apoio e a nossa atenção facilitam o desenvolvimento da personalidade da criança e auxiliam na conquista do seu eu.
Texto construído pela professora Silvana, para reunião com pais.
Bibliografia de apoio: Escola de Pais: para que seu filho cresça feliz – Luiz Lobo, 1997.
Educação Infantil: Prioridade Imprescindível- Celso Antunes, 2004.
Revista Cérebro & Mente – edição 2004.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá amigos, vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As inscrições acontecem de 1 de junho a 6 de agosto.
Se puder, nos ajude a Divulgar! =D
A Olimpíada, composta por cinco fases online e uma presencial, é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Para orientar a equipe, formada por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
A Olimpíada começa no dia 19 de agosto, dia nacional do historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
A iniciativa é do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009, a ONHB inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial.
Mais informações acesse o site “www.mc.unicamp.br”

Unknown disse...

Olá,
somos três estudantes do curso de História da Unicamp e resolvemos criar um blog para diminuir a diferença que existe entre os ensinamentos escolares e universitários. Resolvemos divulgar para a mídia relacionada a esse assunto porque a ponte entre o ensino escolar e o acadêmico faz parte de diversos debates e polêmicas.
Ficaríamos honradas se vocês acessassem nosso blog. Criamos nele, também, uma página com explicações simples para variados conceitos, tão importantes para entendermos os processos históricos.
O link é http://historiandonanet07.wordpress.com/
Agradecemos a disposição,

Ana Carolina Machado
Ligia Fornazieri
Paula de Almeida Franco