quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS NÃO GARANTEM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Enganam-se os pais e dirigentes de escolas que pensam que computadores, pátios com brinquedos diferenciados e salas temáticas ~garantem a qualidade do ensino e as aprendizagens dos alunos.
Isto não é suficiente e tão pouco essencial para que os alunos construam conhecimentos, desenvolvam habilidades e competências.
A escola de qualidade precisa ter profissionais qualificados, motivados e articulados com os aprendizes. Pois hoje não basta dominar conteúdos específicos, é preciso saber cativar e motivar os alunos para que eles desenvolvam habilidades e competências.
Aprender envolve envolver-se com o outro, seja no pátio ou na sala de aula. Apenas disponibilizar brinquedos ou tablets não garante que conhecimentos estejam sendo construídos. É preciso agir e interagir com o aprendiz, desafiá-lo, mobilizá-lo e instigá-lo a ir adiante do que é mostrado pelo professor.
Mesmo no pátio, se não houver alguém que interaja com as crianças e as instigue a explorar os espaços e brinquedos, estas deixarão de descobrir outras formas de ser e agir sobre os mesmos.
Portanto, ao escolher a escola de seu filho, procure saber muito sobre os profissionais e como estes atuam junto as crianças. Observe se são felizes, seguros e se sentem valorizados pelo que fazem, pois educar envolve afetos, sentimentos, competências, habilidades e principalmente relações prazerosas. Um profissional motivado saberá explorar muito melhor os ambientes, os espaços e os equipamentos que a escola disponibilizar.

Nenhum comentário: